Posso usar aquecedor tradicional para aquecer água da piscina?

Posso usar aquecedor tradicional para aquecer água da piscina?

Uma dúvida bem comum entre aqueles que pesquisam o funcionamento do aquecedor solar é se esse mecanismo pode ser utilizado para esquentar a água da piscina. Vamos esclarecer bem nesse post a diferença existente entre o sistema de aquecimento tradicional (ou fechado) e aquele que é feito especialmente para aquecer a água da piscina.

O primeiro modelo é o mais comum de ser encontrado em lojas de construção (ou especializadas). Ele é composto por um sistema de coletores solares fechados reservatório térmico para armazenamento da água quente. Esse tipo é mais popular que os demais, e tem ótima relação custo-benefício.

No entanto, o sistema de aquecimento fechado é recomendado, especialmente, para aquecer água para pontos de distribuição do estabelecimento residencial e comercial. Assim, é um forte aliado para diminuir os custos da conta de energia decorrentes do uso do chuveiro elétrico. Até porque este é um dos itens que mais encarecem a conta dos estabelecimentos que necessitam do uso frequente de chuveiro.

Já o sistema de aquecimento de piscina utiliza a própria piscina como reservatório de água, facilitando o processo de aquecimento dela. Independente de locais que tenham uma temperatura mais quente, é indicado para quebrar o gelo da água, tornando o banho de piscina mais agradável, especialmente, em dias com as temperaturas mais amenas.

Outra diferença está que os coletores de piscina – também conhecidos como coletores abertos – normalmente são feitos em polipropileno preto (material plástico), que são muito mais em conta do que os materiais usados nos coletores fechados (sendo estes normalmente feitos de alumínio, cobre, vidro, etc). Há de se considerar ainda que a temperatura que ambos atingem são diferentes, sendo a do sistema fechado mais elevada.

Outro fator importante que diferencia a utilização dos dois modelos de coletores, é que o polipropileno não sofre nenhum tipo de reação química quando em contato com água da piscina, que geralmente recebe muitos reagentes para limpeza da mesma.

Tudo isso leva a crer o seguinte: o aquecedor solar tradicional não é recomendado para esquentar a água de piscina, sendo que há mecanismos próprios e mais baratos para esse uso. Respondendo diretamente à pergunta do artigo: pode até sim utilizar o aquecedor tradicional para aquecer água de piscina, mas financeiramente será um desperdício.

Fique à vontade para nos procurar, caso tenha ficado com alguma! E continue ligado aqui no blog para descobrir todas as vantagens de aproveitar a energia solar para poupar dinheiro e, principalmente, cuidar da natureza. Até o próximo post!