fbpx

Aquecimento solar de água: saiba como reduzir sua conta de luz!

Aquecimento Solar de Água

O aquecimento solar de água é uma tecnologia que já é empregada há anos em países desenvolvidos. Afinal, é uma maneira de cuidar do meio ambiente e de seu bolso ao mesmo tempo.

Embora o Brasil conte com diversas hidrelétricas e demais mecanismos geradores de energia elétrica, nosso país é conhecido pelo preço exorbitante do kWh. Dos aparelhos que mais consomem, o chuveiro está entre os primeiros da lista. O aquecedor solar, juntamente com os solares fotovoltaicos estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros. Até mesmo grandes indústrias fazem uso dessa tecnologia. Algumas geradoras de energia elétrica também estão apostando alto na energia solar. Vamos apresentar mais informações interessantes sobre esse assunto!

Por que o aquecimento solar de água importa?

O Brasil é conhecido por sua enorme inflação e sucessivas crises. A inflação afeta todos os ramos da economia, inclusive o preço da energia elétrica por aqui. Por causa de seu funcionamento, que consiste em passar uma corrente elétrica poderosa por uma resistência para gerar calor, o chuveiro é um dos maiores vilões da conta de luz no final do mês.

Mesmo que seu uso seja rápido, ele ainda pesa bastante no orçamento. Mas a substituição do chuveiro elétrico pelo aquecimento solar de água pode reduzir até 40% na conta de luz, um valor muito significativo para as famílias.

Em conclusão, é um investimento que se paga sozinho. O payback (recuperação do dinheiro investido) é de aproximadamente 2 anos, e sua vida útil fica entre 15 e 20 anos.

Como o aquecimento solar de água funciona?

Os aquecedores solares funcionam de um jeito bastante simples:

  • A água fria vai do reservatório para os coletores solares, onde passa por dentro da serpentina, ou seja, tubos de cobre que ficam atrás de placas de alumínio pintadas de preto.
    ● Ao adentrarem nessa região, as placas metálicas, que ficam quentes devido à exposição solar, transferem calor para o tubo que, em consequência, esquenta a água em seu interior.
    ● Em seguida, essa água volta direto para o reservatório térmico, onde fica isolada do meio ambiente. Isso permite que a água fique quente por bastante tempo.
    ● Por fim, ela segue para as torneiras e chuveiros da casa.

Portanto, se for de seu interesse, até mesmo as torneiras da cozinha podem fornecer água quente.

 É a mesma coisa que painéis solares fotovoltaicos?

Ao olhar para as placas de aquecimento solar de água e para os painéis solares fotovoltaicos, à princípio, parecem a mesma tecnologia. Porém, são mecanismos muito diferentes entre si, e a única coisa em comum é o uso da luz solar.

Os painéis solares utilizam uma tecnologia complexa com base no efeito fotovoltaico — muitas vezes confundido com efeito fotoelétrico. Ele usa placas semicondutoras para gerar tensão elétrica pela exposição solar.

Já o aquecimento solar de água é muito mais simples: o calor é transferido das placas metálicas para a água.

A primeira é mais geral, pois a energia produzida pode ser empregada em vários pontos da casa. Já a segunda se restringe ao aquecimento de água. Os painéis solares fotovoltaicos são muito mais caros que os aquecedores.

Em suma, são equipamentos complementares que, quando empregados juntos, podem reduzir a conta de luz em até 95%.

A instalação e a manutenção são caras?

Quanto aos custos de manutenção, é recomendado lavar as placas a cada 6 meses. Esse serviço tem custo baixo e faz com que o sistema funcione por décadas..

O aquecedor solar funciona quando há pouco sol? E de noite, como a água fica?

Enquanto há sol, mesmo que não seja muito intenso, o coletor solar aquece a água e o reservatório, graças a seu isolamento térmico, permite que a água permaneça aquecida por um período. Portanto, seja em períodos de pouco sol ou de noite, sua casa terá água quente à disposição até o esgotamento do reservatório.

Além disso, há sistemas auxiliares ao aquecedor solar, os quais impedem a escassez da água quente em seu lar. Ou seja, não precisa ficar com medo de tomar banho na água fria: sua casa sempre terá água quente à disposição de sua família.

Gostou da tecnologia de aquecimento solar de água? Solicite já um orçamento para sua casa ou négocio!