fbpx

6 motivos para instalar um aquecedor solar em sua casa

Aquecedor solar em sua casa

O aquecedor solar vem conquistando cada vez mais os brasileiros. O número de casas que possuem esse sistema cresce a todo o vapor no país. Neste texto, você irá saber mais sobre o aquecimento solar e os motivos para instalar um aquecedor em sua casa!

Mas antes, algumas informações que você precisa saber:

A energia solar não é o mesmo que aquecimento solar. A energia solar é o termo utilizado para todas as formas de geração de energia com a luz do sol. Enquanto isso, o aquecimento solar é a energia solar utilizada para aquecer a água.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), é possível observar nos países que já estão retomando suas atividades após a pandemia que a energia solar, incluindo os aquecedores solares, continuam sendo prioridade, na verdade, ainda mais.

Os motivos são, principalmente, o desejo de se reduzir os custos e de se tornar mais sustentável em relação ao meio ambiente.

Sendo assim, tendo em vista que esse mercado tende a continuar crescendo, nos acompanhe para saber os principais motivos para ter um aquecedor solar em casa!

O que é e como funciona a energia solar

Antes de tudo, é importante que você entenda como funciona a energia solar! A energia solar é criada quando a luz do sol é captada e convertida em energia elétrica ou térmica. Dessa forma, a luz do sol se converte em:

  • Energia solar fotovoltaica: que transforma essa luz em eletricidade.
  • Energia solar térmica: que transforma a luz em calor para aquecer a água (como a do chuveiro).

Mas, você sabe como ocorre a energia solar térmica? É simples! Os raios solares batem nas placas (coletores solares) que absorvem essa energia. Os coletores são compostos por tubulações por onde passam a água, que por sua vez, irá absorver a energia armazenada em forma de calor.

As tubulações são conectadas em um reservatório térmico, conhecido como Boiler. Esse reservatório separa a água quente que já pode ser consumida da água fria que deve ser enviada para os coletores solares.

Enfim, por que instalar um aquecedor solar?

  1. É econômico!

Uma das vantagens mais desejadas do sistema de aquecimento solar é a economia. Não à toa, a redução no valor da conta de energia é enorme. Você pode economizar cerca de 40% na sua conta de luz. Dessa forma, com o passar do tempo, o valor investido nessa tecnologia é compensado pela diminuição dos gastos.

Isso porque, ao substituir por aquecimento solar um dos vilões no gasto de energia em casa, o chuveiro elétrico, por exemplo, o consumo de eletricidade cai.

Quer saber mais sobre como o aquecedor solar pode reduzir seus gastos? Confira: Aquecimento solar de água: saiba como reduzir sua conta de luz!

Por último, além de todas essas vantagens econômicas já mencionadas, ter um aquecedor solar em casa pode gerar desconto no seu IPTU. Esse benefício é implementado pelas prefeituras de algumas cidades e é um incentivo a práticas sustentáveis.

Para saber se sua cidade já possui esse desconto, clique aqui.

  1. Valoriza o imóvel

Quem não gostaria de ter um imóvel com um sistema de energia que diminui bruscamente os gastos? Então, é fato que essa tecnologia valoriza a sua casa. E não é pouco!

Não só por proporcionar economia, mas também pela ética sustentável. O mercado de energia solar térmica vem crescendo no Brasil, e mais ainda no mundo. Ter um sistema de aquecimento solar no seu imóvel ainda será indispensável! Principalmente, quando há aumentos expressivos nas contas. As empresas de energia elétrica estão cobrando cada vez mais caro, o que vem pesando no orçamento das famílias brasileiras!

Por esses motivos, cada vez mais compradores dão preferência aos imóveis que possuem aquecedor solar.

  1. Preserva o meio ambiente

Agora, um dos principais motivos para a importância dos aquecedores solares. Eles diminuem consideravelmente os danos ao meio ambiente.

É possível eliminar os resíduos desse sistema de forma simples, o que evita a poluição. Além disso, o aquecedor solar é instalado em sua casa, e não há a necessidade de uma grande área de produção dessa energia, evitando o desmatamento.

Agora, talvez o mais importante, a energia solar térmica também não precisará de processos que causam a emissão de gases poluentes, que contribuem para o efeito estufa.

Além disso, o aquecedor solar diminui o uso da energia elétrica, como a do chuveiro, que representa cerca de 40% do consumo de energia elétrica nas casas.

  1. Energia inesgotável

Você sabe o que é uma fonte de energia inesgotável? Como o próprio nome diz, a energia solar térmica é uma fonte sem fim, uma vez que depende exclusivamente da luz do sol.

Além disso, é a energia mais estável dentre as energias eólica e hídrica.

  1. Durabilidade e conforto do aquecedor solar

A durabilidade desse sistema é um fator muito vantajoso. Tendo vida útil média de 20 anos, ele é não só capaz de pagar o investimento, como também diminuir gastos por vários anos depois de pago.

Mas não termina por aí. Junto a essa durabilidade tem-se o conforto que esse sistema proporciona. Quem nunca, durante o inverno, fechou o registro do chuveiro até ficar bem pouca água? Pois é! Fazemos isso para que o chuveiro elétrico consiga esquentar mais a água do banho.

Com o aquecedor solar, o sistema de aquecimento de água garante que o seu banho seja muito mais confortável. Isso porque a quantidade de água aquecida é bem abundante!

  1. Pouca manutenção

Além dos motivos anteriores, o aquecedor solar ainda exige uma manutenção mínima. Essa manutenção é uma limpeza anual e uma vistoria para garantir que os coletores solares estão em boas condições.

Essa manutenção é recomendada a cada 6 meses, principalmente para evitar que a poeira acumulada nas placas prejudiquem a captação de luz.

Gostou do conteúdo? Então, conheça a SOLAREM, a marca de aquecedores solares pioneira no mercado brasileiro desde 1975. E para não perder as vantagens de ter a energia solar em casa, solicite um orçamento para o seu projeto!