Qual é a tubulação ideal para um sistema de aquecimento solar?

Policloreto de Vinila (PVC)

Ao decidir pelo sistema de aquecimento solar é preciso levar em consideração os diferentes tipos de tubulação. Até porque por eles passarão água quente e fria e, por isso mesmo, precisam ser adequados. Para essa escolha ser bem assertiva, nós reunimos os principais tipos (PVC, PPR, Cobre, CPVC e PEX) e qual recomendação se aplica para cada um deles — não se assuste com essas nomenclaturas, procuramos deixar de um jeito bem simples para você compreender, tudo bem?

Policloreto de Vinila (PVC)

Os tubos desse tipo são indicados para condução de água fria, ou seja, com temperatura de até 20°C. Os diâmetros mais comuns dos tubos de PVC são: 20mm, 25mm, 32mm, 40mm, 50mm, 60mm, 75mm, 85mm e 110mm. Embora seja um material mais usado para instalações hidráulicas residenciais, apresenta baixa resistência a altas pressões de água.

O PVC soldável (geralmente de cor marrom) utiliza adesivo e solução limpadora para fazer a integração dos tubos com as conexões. Já a versão rosqueável está disponível em cor mais clara. Para esse tipo, é comum usar Fita Veda Rosca para estabelecer as conexões. O material em PVC também pode ser usado para esgoto. Os diâmetros mais comuns são de 40mm, 50mm, 75mm, 100mm, 150mm e 200mm. Nessas variações, também se encontram duas versões: a branca, de uso normal; e a mais reforçada, de cor cinza clara.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

Polipropileno Copolímero Random (PPR)

Polipropileno Copolímero Random (PPR)
Polipropileno Copolímero Random (PPR)

Esse tipo de tubo é resistente a altas pressões e a temperaturas elevadas — podendo suportar picos de 70°C. Não sofre corrosão  e seus tubos e conexões são conectados por termofusão (com a ajuda de um aparelho). Assim, essas partes formam uma tubulação única, que reduz a possibilidade de vazamento. Seus tubos têm diâmetros de 20mm a 110mm. Sua desvantagem é que precisa de equipamento para instalação e de mais abraçadeiras do que a tubulação de cobre.

Cobre

Cobre
Cobre

Os tubos desse tipo são muito resistentes e são indicados para altas temperaturas (suportam a passagem de água acima dos 100˚C). Além de fácil manuseio, são soldáveis e utilizam poucas abraçadeiras. Para uso de água quente, é necessário o isolamento térmico e juntas de dilatações. Um ponto que você deve ficar atento:  quando instalados de forma aparente, podem sofrer a ação da corrosão. Os diâmetros dos tubos de cobre 15mm a 104mm.

Policloreto de Vinila Clorado (CPVC)

Policloreto de Vinila Clorado (CPVC)
Policloreto de Vinila Clorado (CPVC)

Os tubos de CPVC são muito resistentes a altas temperaturas (média entre 70°C e 80°C) e ainda a pressões e a efeitos da corrosão. Outras vantagens é que esse tipo de tubo pode ser usados para passagem de água fria é não precisa de ferramenta para instalação. A integração entre o tubo e conexão é feita com uso de cola específica para esse fim. Sua instalação é feita com utilização de adesivo. Na mesma linhas dos anteriores, os diâmetros dos tubos de CPVC variam de 15mm a 104mm.

Polietileno Reticulado Monocamada (PEX)

Polietileno Reticulado Monocamada (PEX)
Polietileno Reticulado Monocamada (PEX)

O tubo PEX é totalmente diferente dos demais tipos. Isso porque suas conexões são metálicas (em latão) do tipo deslizantes e suas bitolas são bem menores do que as dos demais. Por isso, são muito indicado para paredes em drywall e edifícios com ambientes iguais, como um hotel (construções bem comuns hoje em dia). A principal diferença, nesse caso, é que a água vem até o módulo distribuidor pelas prumadas e de lá alimenta cada ponto individualmente.

Os tubos PEX são resistentes a altas pressões e conduzem água fria e água quente (suportando até 95°C). A desvantagem é que utiliza mais abraçadeiras que os tubos de cobre, quando instalados de forma aparente. Os diâmetros encontrados no mercado são o de 16mm, 20mm, 25mm e 32mm. E, como qualquer outro tubo de água quente, é imprescindível a instalação do isolamento térmico para a manutenção da temperatura.

Viu só? Com essas informações você está mais preparado para, com auxílio do engenheiro que está direcionando sua obra, avaliar as melhores opções e optar por aquilo que dará mais segurança para instalar o sistema de aquecimento solar. Consulte também o encanador (a especialidade dele nesse assunto deve ser considerada).