fbpx

Quanto tempo dura um aquecedor solar de água?

Quanto tempo dura um aquecedor solar de água?

durabilidade é um atributo que salta aos olhos quando o assunto é sistema de aquecimento solar de água. Só para se ter ideia, há modelos que foram instalados há 30 anos e que permanecem em funcionamento. Mas para que isso aconteça, é imprescindível todo cuidado e zelo em uma etapa importantíssima: a manutenção. Afinal de contas a qualidade da água (vale ler um post que tratamos sobre isso) e a manutenção periódica do equipamento impactam diretamente no bom funcionamento do sistema.

De um modo geral, a vida útil do aquecedor solar chega em média a 20 anos. Para garantir a eficácia desse sistema por todo esse tempo, recomenda-se a manutenção periódica — como em todo equipamento.

Recomenda-se lavar, duas vezes ao ano, os coletores solares com água e sabão (para entender que partes são essas, leia esse post). É aconselhável que essa tarefa seja realizada quando o clima estiver mais ameno, ou seja, logo nas primeiras horas do dia ou bem no fim da tarde. Isso porque as placas tendem a ficar mais frias e menos propensas a sofrerem um choque térmico.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

É importante dizer que as placas com acúmulo de sujeira podem comprometer diretamente o rendimento do sistema, porque podem diminuir a passagem da luz solar (e em alguns casos até interromper).

Também é válido sempre verificar a integridade dos vidros, pois se os mesmos apresentarem trincas ou rachaduras permitirão a passagem de água, o que diminuirá consideravelmente a eficiência e a vida útil do equipamento. Neste artigo falamos a respeito de como pode ser feita esta troca, caso ela seja necessária.

Outra manutenção preventiva que deve ser feita anualmente é a drenagem do sistema, a fim de verificar se não há obstruções nas tubulações do sistema, principalmente por impurezas provenientes da água originária da concessionária de abastecimento.

Ao ter essa atenção, é possível desfrutar dos benefícios mais elogiados pelos proprietários desse sistema. O primeiro deles é a economia gerada ao bolso. Dependendo do consumo de água, o retorno do investimento feito (também conhecido como payback) pode ocorrer em cerca de dois anos. Isso porque ao usar a luz solar para aquecer água usada em chuveiros, pias e lavanderia representa uma boa economia na conta de energia elétrica. Há consumidores que já sentem um alívio significativo a partir dos primeiros meses de instalação.

Outra vantagem é quanto à preservação do meio ambiente: a geração de energia solar é qualificada como energia limpa (nós já falamos sobre isso por aqui). Sem contar que estabelecimentos (sejam eles comerciais ou residenciais) que contam o sistema de aquecimento solar visualizam vantagens de valorização do preço do imóvel.

Tem interesse em orçar um aquecedor solar? Entre em contato conosco: www.aquecedorsolaragua.com.br/orcamento-aquecedor-solar.html.