fbpx

6 dúvidas sobre temperatura da água no aquecimento solar

6 dúvidas sobre temperatura da água no aquecimento solar

As vantagens do aquecimento solar são muitas: desde a economia na conta de energia elétrica (que está bem salgada, por sinal) até a contribuição com o planeta, por não trazer impactos ambientais em sua coleta. Mas para você compreender melhor como funciona esse mecanismo na prática aí na sua residência ou empresa, reunimos as dúvidas mais comuns sobre a temperatura da água no aquecimento solar.

Como a água fica armazenada?

Um sistema térmico tradicional deste tipo de aquecimento é composto por coletor solar e reservatório térmico solar. Esse equipamento fica instalado no sótão, castelinho ou outra estrutura próxima ao telhado, recebe água fria pela caixa d’água e passa pelo processo de aquecimento, ficando armazenada com segurança para ser usado quando necessário.

Qual temperatura pode chegar a água aquecida?

A temperatura pode variar, de acordo com diferentes fatores, como o clima, o ambiente e até o equipamento usado. Mas para ter uma referência, em dias de muito calor e sol, a água do sistema de aquecimento solar pode atingir temperaturas que variam entre 70ºC até 90ºC.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

Como posso controlar a temperatura da água?

A temperatura da água deve ser controlada pelos registros misturadores nos pontos de consumos. Recomenda-se que se abra primeiro o registro de água fria e depois o de água quente, pois assim evita-se acidentes com água quente. Num dia de sol a pino, que a temperatura chegue a 90ºC da água aquecida, misturar a água fria com a água quente, facilitará para que chegue ao chuveiro no ponto ideal para sua ducha.

Existe a ainda a possibilidade de instalar válvulas de controle de temperatura na saída do reservatório para o chuveiro, pois elas fazem um pré-mistura da água, permitindo que só passe água para o consumo numa temperatura pré-determinada pela válvula.

E em dias nublados e com chuva, como a água pode ser aquecida?

Nesses casos, recomenda-se sempre ativar um dos sistemas auxiliares (a gás ou elétrico), que podem aquecer a água armazenada. Mas como o Brasil é um país com predominância de temperaturas abertas (com sol na maior parte dos dias), esse sistema precisa ser acionado em poucas ocasiões. Uma sugestão é que o sistema fique desligado em dias de forte calor.

É possível ter água aquecida no período da noite?

Sim, é possível, pois o reservatório térmico mantém quente a água aquecida durante o dia! Mas em se tratando de casos em que a temperatura caia sensivelmente, o recomendado é acionar o sistema auxiliar de que falamos na pergunta anterior.

O que fazer em casos de emergência?

Você também pode contar com o chuveiro elétrico como apoio. Deixe-o desligado enquanto a água do aquecedor solar estiver boa para banho e o ligue apenas em dias muito frios. Há modelos de chuveiro com sistemas eletrônicos que ajudam ainda mais quando a água do aquecedor solar não está em temperatura ideal para banho.