fbpx

Vantagens e oportunidades para o aquecimento solar para hotéis

Vantagens e oportunidades para o aquecimento solar para hotéis

Não está fácil para ninguém! Mesmo em épocas de grandes eventos e o crescimento nas taxas de turismo a lazer, o setor hoteleiro no país se vê desafiado a melhorar o atendimento aos hóspedes e crescer as operações, sem deixar de observar os custos administrativos. É nesse cenário que muitos deles têm recorrido a fontes de energias renováveis, para diminuir o impacto que a alta de energia tem trazido aos estabelecimentos.

Nesse contexto, destaque para o sistema de aquecimento solar, capaz de atender com qualidade a demanda de estabelecimentos comerciais de grande porte, reduzindo custos de energia e auxiliando na preservação do Planeta. Para que esse resultado seja possível, é preciso ter atenção especial na etapa do planejamento, sobretudo desses dois pontos:

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

#1 Definir o consumo que o sistema deve atender: para ter mais precisão no planejamento, considere a taxa média de ocupação do hotel e avalie também quais pontos do hotel serão atendidos. Ou seja, se a água aquecida irá somente para os chuveiros ou também para pias, cozinha e lavanderia. Sua necessidade pode ser também a de aquecimento de água para piscina, que demanda um sistema específico e independente.

#2 Avalie a área disponível para instalação: antes de procurar uma empresa, mapeie os espaços disponíveis para alocar os equipamentos que compõem o sistema de aquecimento solar, especialmente, os coletores solares e o reservatório térmico.  

Aquecimento solar para hotéis
aquecimento solar para hotéis

A instalação desse sistema pode trazer uma série de vantagens ao seu negócio, como se vê na lista abaixo:

  • Representa significativa economia na conta de gás ou eletricidade
  • Por ter fonte de energia gratuita, não está sujeita a aumento de preços
  • Baixo custo de manutenção, já que é necessária basicamente a limpeza dos coletores solares e a verificação periódica do sistema de aquecimento auxiliar (gás/elétrico) e controles.
  • Adesão a uma fonte de energia renovável e limpa, que não emite gás carbônico e nem degrada a fauna e a flora, contribuindo para o planeta
  • Agrega valor à imagem do estabelecimento, já que clientes cada vez mais exigentes têm optado por empresas que cuidam do meio ambiente

Por conta dessas e outras vantagens, o governo tem incentivado a iniciativa privada reduzindo os tributos (como IPI e ICMS) que incidem sobre equipamentos que captam a energia do Sol. O Convênio 101/97 determina a isenção do ICMS, em âmbito nacional, até dezembro de 2021. De olho nessa oportunidade, há bancos públicos e privados oferecendo linhas de financiamento com taxas de juros diferenciadas e condições de pagamentos bem atrativas.

Trocando em miúdos, é uma ótima chance para você trazer ao seu estabelecimento o sistema de aquecimento solar! Ficou com alguma dúvida? Mande para nós que iremos esclarecê-la .