Aquecimento solar: a tecnologia não é nova, mas as vantagens são atuais

Aquecimento solar: a tecnologia não é nova, mas as vantagens são atuais

Você já parou para pensar nos benefícios que o Sol traz para você? A estrela central do nosso sistema é fonte de calor e luz, sem o qual seria praticamente impossível existir vida como a que conhecemos na Terra. Apesar de ser tão essencial, muita gente ainda não aproveita suas vantagens na sua totalidade: como o aquecimento solar, que eleva a temperatura da água, reduz seu custo na conta de energia e, de quebra, ajuda a cuidar melhor do nosso Planeta.

Mas se engana quem pensa que isso é novidade: os primeiros relatos sobre experiências de aquecimento de água com o calor do Sol foram feitos ainda no século 18, mais precisamente em 1767. O suíço Horace de Saussure criou uma espécie de estufa, construída com vidro em uma caixa com isolamento térmico. Assim, concluiu que era possível aquecer a água em mais de 40ºC para uso pessoal.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

Bom tempo depois (em 1896), Clarence Kemp patenteou um aquecedor de água feito por tanques de cobres — estes, colocados dentro de uma caixa de madeira com isolamento térmico de vidro na cobertura. O problema foi que esse sistema se mostrou pouco eficiente em conservar a temperatura no período da noite. Isso abriu oportunidade para que William Bailey pensasse em um modelo de aquecedor solar que atendesse a essa necessidade — e aí surgiu um modelo bem próximo do que utilizamos até os dias de hoje, em todo o mundo.

E o Brasil? Bom, falar de aquecimento solar é um prato cheio para o nosso país. Afinal de contas, o clima tropical torna essa oportunidade ainda mais possível por aqui. Sinal disso é o crescimento da comercialização e consumo de aquecedor solar. Há modelos brasileiros disponíveis desde 1975, um pioneirismo das Empresas TUMA (que nasceram quatro anos antes, em 1971). Essa tecnologia surge a partir de uma crise no setor petrolífero, forçando o país a estabelecer regulamentação de normas técnicas para atender à nova ideia.

Isso só acontece, no entanto, na década de 1980, quando a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu critérios para o desenvolvimento de aquecedores solares. A partir daí, a produção de aquecedor solar se aprimorou e, junto dela, cresceu a confiança do consumidor. Tanto que na década seguinte (1990) houve um aumento exponencial na qualidade dos aquecedores e, com aumento de demanda, o preço tornou-se ainda mais agradável aos olhos dos consumidores.

Com o crescimento da consciência socioambiental, o sistema de aquecedor solar tornou-se uma solução ainda mais adequada, justamente por atuar em sintonia com as práticas sustentáveis. Além de garantir a preservação do  meio ambiente, é possível alcançar real economia na conta de energia elétrica. E se engana quem pensa que se trata de solução restrita a construções pequenas, como residências — esse sistema já tem sido instalado com efetividade em empresas de grande porte, como hotéis, escolas, indústrias e outros tipos de empresas.

Contate agora a SOLAREM para conhecer outras vantagens que o sistema de aquecimento solar pode trazer para sua empresa ou mesmo sua casa. Por ser a pioneira e estar a quase meio século nesse segmento, você fará a melhor escolha para você, para o seu bolso e para o planeta.