fbpx

Qualidade da água: item importante para zelar pelo seu sistema de aquecimento solar

Qualidade da água: item importante para zelar pelo seu sistema de aquecimento solar

Quem possui um sistema de aquecimento solar de água deve sempre estar atento quanto à qualidade da água — aliás, diga-se de passagem, em qualquer modalidade (solar, gás ou elétrico) essa atenção deve ser redobrada. Afinal de contas, a qualidade dela é fundamental para garantir o bom funcionamento e a vida útil do sistema. “Mas que cuidado devo ter?”, você pode se perguntar. Esse post responde a você!

Uma recomendação importante é utilizar sempre água tratada, distribuída pela concessionária responsável por atender a cidade em que você reside. Caso tenha de utilizar água de poço artesiano ou de procedência desconhecida, procure um químico para analisar a qualidade do líquido. Para saber se a água apresenta as condições ideais para o funcionamento do equipamento, atente-se a esses pontos:

  • Ferro e cloretos: fique atento quanto a presença em excesso dessas substâncias, que podem ocasionar corrosão dos equipamentos que compõem o sistema de aquecimento solar.
  • Água dura: isso ocorre quando há uma grande concentração de sais minerais na água, como cálcio e magnésio. Essas substâncias em excesso, por sua vez, podem gerar alguns problemas para o sistema de aquecimento, como a incrustação e o desgaste das tubulações de cobre, reduzindo o desempenho do sistema e chegando até a causar entupimentos e vazamentos.  Isso acontece quando o cálcio e o magnésio dissolvidos na água se cristalizam de forma desordenada e os cristais se aderem um ao outro e às superfícies de contato, produzindo de imediato, crostas firmes e sólidas que tem um efeito danoso no fluxo da água.

Bônus: Saiba como escolher o aquecedor solar de água para sua residência/empresa

É importante procurar um especialista para certificar-se se deve instalar um filtro que permita diminuir a dureza da água. Vale ressaltar que danos causados ao equipamento, decorrentes da dureza da água, também não são acobertados pelas empresas fornecedoras de sistema de aquecimento solar.

  • Água com pH acima ou abaixo do neutro: se ela estiver com essa característica, pode vir a provocar corrosão nos tubos internos dos coletores solares, nos tubos do estabelecimento, nos metais sanitários e nas paredes do armazenador térmico. Procure corrigir o pH já que, em caso de falha do equipamento, a empresa responsável pela instalação pode não oferecer troca (como previsto em garantia).

Nesse caso, é sugerida a instalação de um sistema de proteção catódica (opcional em algumas linhas de aquecedores solares). Esse mecanismo contém anodos de sacrifício em magnésio que visam proteger o armazenador contra a ação corrosiva. A manutenção desse sistema é de extrema importância para que seja assegurada a esse equipamento uma melhor vida útil.

Em resumo: para que seu sistema de aquecimento funcione perfeitamente é muito importante saber sobre a qualidade da água onde será instalado o equipamento. Até porque em algumas cidades, mesmo a água sendo fornecida pela concessionária local, a presença de impurezas é uma realidade, como por exemplo as cidades onde existe “água calcária”.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre a qualidade da água utilizada em seu estabelecimento, o melhor a fazer é procurar o revendedor ou instalador do sistema de aquecedor solar. Em algumas situações, como a descrita acima, serão reduzidas as chances de prejuízos com falhas no equipamento, ocasionados pela corrosão.