fbpx

10 razões para tomar um banho quente mais demorado nesse inverno

Aquecedor solar de água - banhos mais prolongadas

Como mãe que trabalha com pouco tempo livre, muitas vezes me sinto culpada quando me retiro para um bom banho de imersão na banheira ou de chuveiro quente. Talvez seja por causa do menino impaciente que fica batendo do outro lado da porta trancada pedindo o jantar. Ou talvez seja porque eu instalei recentemente um aquecedor solar de água que permite água quente por mais tempo – e mais em conta.

Independente do motivo, fiquei satisfeita ao descobrir que existem pesquisas médicas atuais que provam que tomar banhos mais quentes e mais demorados realmente trazem benefícios para nossa mente, corpo e pele.

Aqui estão 10 razões para ignorar o menino impaciente, tomar um copo de vinho, comprar um sistema de aquecedor solar de água e tomar um banho quente de banheira ou chuveiro prolongados

Banheira quente
Aquecimento de água solar para banhos quentes mais demorados

Reduz o nível de açúcar no sangue

Um banho quente pode ser exatamente o que você precisa para diminuir o açúcar no sangue e queimar calorias. Em um estudo recente realizado pela Universidade de Loughborough no Estados Unidos, os cientistas investigaram o efeito que um banho quente tem no controle do açúcar no sangue (uma importante medida da aptidão metabólica) e na energia gasta (número de calorias queimadas). Eles recrutaram 14 homens para participar do estudo, cada um com o corpo imerso (exceto a cabeça) em um banho quente por uma hora. Eles então compararam quantas calorias foram queimadas em cada sessão e também mediram o açúcar no sangue por 24 horas após cada teste. O banho resultou na queima de quase todas as calorias em uma caminhada de meia hora (cerca de 140 calorias). A resposta geral de açúcar no sangue para ambas as condições foi semelhante. Adeus academia e longas caminhadas!

Ajuda adormecer mais rápido

A água quente relaxa o corpo e nos prepara melhor para adormecer. Quando um corpo tenso entra em um banho quente, a água quente aumenta a temperatura do corpo e relaxa os músculos. Relaxar os músculos não apenas nos acalma fisicamente, mas também mentalmente. No entanto, são necessários apenas 20 minutos – e tome cuidado para não adormecer no banho!

Abaixa a pressão sanguínea

Pressão arterial alta
Banhos quentes ajudam na redução da pressão arterial

Estudos demonstraram que a imersão em um banho quente pode diminuir sua pressão arterial. Este é um ótimo sistema para quem tem problemas cardíacos e até para quem não tem. Mas primeiro consulte seu médico se você tiver um problema cardíaco, porque um banho quente também aumentará a taxa de batimentos cardíacos. Se o documento diz que está tudo bem, é uma ótima maneira de diminuir a pressão arterial.

Alivia a tensão muscular

Chuveiros quentes podem aliviar a tensão e aliviar os músculos rígidos. Se você tem um chuveiro poderoso, melhor ainda! Deixe a água quente funcionar como um mini-massageador nos ombros, pescoço e costas. Tenha uma pele mais limpa e saudável. Uma boa imersão em água quente, seja na banheira ou no chuveiro, pode abrir os poros da pele. E se a água estiver limpa, pode lavar um pouco da sujeira e toxinas da nossa pele. O resultado é uma pele mais fresca e limpa.

Hidrata a pele

Podemos não gostar da pele enrugada que temos após um banho quente, mas na verdade tem um bom efeito. A água morna deixa a pele úmida por mais tempo e evita que ela seque e com essas pequenas rachaduras que costumam aparecer quando está seca.

Melhora a circulação sanguínea

Mergulhar o corpo em água quente até o pescoço é uma espécie de exercício para os vasos sanguíneos. Isso ocorre porque a água cria pressão física no corpo e aumenta a capacidade do nosso coração. Em outras palavras, quando estamos dentro da água, o coração trabalha mais rápido e mais forte. Considere isso mais como um exercício leve e apenas alguns mergulhos por semana é um excelente exercício para o seu coração.

Ajuda a aliviar os sintomas de resfriado / gripe

Um banho quente também atua como um descongestionante natural para aliviar os sintomas do resfriado, pois o vapor quente hidrata as passagens nasais. Fazer uma pausa de 10 a 15 minutos também pode realmente ajudar você a se sentir melhor enquanto seu corpo está tentando melhorar.

Reduz dores de cabeça

A maioria dos tipos de dores de cabeça é causada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos na cabeça. O efeito positivo da água quente em nossos vasos sanguíneos pode ser usado para aliviar a pressão nesses vasos e curar nossa dor de cabeça.

Faz a gente se sentir melhor

Aqueçedor solar de água para banhos demorados
Um banho quente prolongado melhora o seu bem estar!

Após um dia estressante, tome um bom banho quente e tente relaxar, pois sabemos que quando nos sentimos melhor fisicamente, ficamos mais confiantes em nós mesmos e mais prontos para enfrentar os desafios que temos pela frente. Um banho quente também é uma ótima maneira de reduzir a ansiedade diária e nos fazer sentir bem.

Como você pode ver, há claramente muitos benefícios em tomar um banho quente prolongado e tomar banho quente regularmente para melhorar a qualidade de nossas vidas.

Não possui aquecedor solar de água? Saiba mais sobre o nosso premiado aquecedor solar de água Solarem – eu mencionei que ele tem 70% de eficiência energética, que é mais um motivo para se sentir culpado?