Como Financiar a Compra do Sistema de Aquecimento Solar de Água

Conheça formas de financiar a aquisição do sistema de aquecimento solar de água

Que o sistema de aquecimento solar de água é amigo do meio ambiente isso você já deve saber, não é mesmo? Mas um (importante) detalhe que poucos conhecem é o quanto esse mecanismo pode ser amigo do seu bolso. E não estamos falando somente da economia gerada com a redução da conta de energia, como esclarece um post do nosso blog, tampouco do baixo custo de manutenção.

O papo aqui é sobre o investimento inicial feito e linhas de financiamento, que tornam a aquisição do aquecedor solar de água para lá de atrativa.  Antes de mais nada, é bom dizer que o custo do equipamento do sistema de aquecimento solar de água é um pouco mais elevado em relação ao sistema elétrico e bem similar ao investido na modalidade a gás.

Aquecimento Solar de Água: Linhas de Financiamento

Pelo aquecimento solar ser uma fonte renovável, a aquisição é incentivada por várias linhas de financiamento, veja só:

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 

Recomendado para linhas de financiamento de valores mais altos, aplicado para empresas, essa modalidade tem condições especiais como manter o custo financeiro tendo como referência a taxa de juros de longo prazo. O financiamento no BNDES pode ser feito através de duas linhas:

  • Cartão BNDES: crédito pré-aprovado para aquisição de bens e serviços;
  • FINAME: financiamento para produção e aquisição de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação, e bens industrializados a serem empregados no exercício da atividade econômica do cliente.

Se quiser verificar em qual linha sua empresa se encaixa, pode acessar o link soluções para o seu negócio no site do BNDES para descobrir.

Construcard

Uma boa vantagem percebida nessa modalidade é a de adquirir o financiamento com taxas de juros que se equiparam às do crédito consignado, o que facilita e muito a aquisição do sistema de aquecimento solar de água. Nesse caso, o imóvel residencial pode ser propriedade do tomador ou de terceiros. O valor de financiamento varia de acordo com a renda de quem vai requerer o valor. Outras informações sobre como funciona esse financiamento podem ser encontrados no site da caixa.

Linhas de crédito bancárias

De olho na expansão desse mercado, os bancos privados também oferecem condições bastante atrativas para aquisição do aquecedor solar de água. Em algumas instituições, por exemplo, é possível negociar parcelas a partir de 20 reais, com parcelamento de até 48 meses para pagar com débito automático em conta corrente, e com primeira parcela para 62 dias a partir da assinatura do contrato. Assim como em outras linhas de crédito, o financiamento costuma chegar aos 70% do valor do bem, podendo atingir até 100%, dependendo da instituição financeira. Verifique as características de cada opção diretamente nas páginas do Bradesco e Santander.

Consórcio

Uma outra maneira de comprar seu sistema de aquecimento solar é firmar contratos de consórcios. Há algumas opções no mercado, mas é importantíssimo que você se certifique muito bem quanto à idoneidade para não cair em armadilhas. Pesquise muito bem antes de entrar em algum desses. Em alguns deles que pesquisamos, por exemplo, notamos planos de 60 a 120 meses, que facilitam a compra de aquecedor solar, entre outros equipamentos ecoeficientes. Também vale sua atenção em mais essa oportunidade de linha de financiamento. Veja, por exemplo, as páginas do Sicoob e do Sicredi.

É importante mencionar que as linhas de financiamento apoiam a compra dos equipamentos (coletor e reservatório), um dos maiores custos da aquisição. No entanto, elas não podem ser utilizadas no serviço de instalação e frete.

Aquecimento Solar de Água: Linhas de Financiamento

Em algumas das modalidades acima, como o Construcard, é possível custear também o material de interligação, como a tubulação do local que receberá o sistema.

Se no investimento inicial, essas vantagens já tornam a aquisição compensadora, ao longo dos meses, com o mecanismo já em funcionamento, seu bolso continuará agradecendo. Isso porque ao aquecer a água com a luz solar, o estabelecimento poupará na conta de energia elétrica (já que o chuveiro pode representar até 40% do total do valor gasto na conta de energia). Dependendo do consumo de água quente, o retorno do investimento feito (também conhecido como payback) pode ocorrer em cerca de dois anos.

Por fim, existem diversos tipos de financiamento disponíveis no mercado – os que mencionamos acima, incluso os links fornecidos, são meramente informativos e não representam necessariamente recomendações de nossa equipe.