Além de ser uma fonte de energia limpa, o que faz muita gente optar pelo sistema de aquecimento solar de água é a economia sentida diretamente no bolso. Isso porque o retorno sobre o investimento feito compensa muito! Para você entender melhor como é essa conta, vamos explicar nesse post.
Antes de mais nada, é interessante avaliar o investimento inicial feito. O custo de instalação de um sistema de aquecimento solar de água é um pouco mais elevado em relação ao sistema elétrico, e bem similar ao investido na modalidade a gás. A grande diferença está no custo de manutenção — e aí está o pulo do gato! Com durabilidade média de 20 anos, o sistema de aquecimento solar demanda um valor bem baixo de manutenção.
Como falamos por aqui no blog, a manutenção consiste basicamente em lavar as placas coletoras duas vezes por ano, com água e sabão. Ou seja, embora o investimento inicial seja um pouco maior, o custo de manutenção é absolutamente compensador.
A grande economia no bolso já começa a ser sentida nos primeiros meses de instalação. Isso porque ao aquecer a água com a luz solar, o estabelecimento poupará na conta de energia elétrica (já que o chuveiro pode representar até 40% do total do valor gasto na conta de energia). Dependendo do consumo de água, o retorno do investimento feito (também conhecido como payback) pode ocorrer em cerca de dois anos.
E se engana quem pensa que isso é vantajoso somente para residências. Esse alívio nas contas é sentido também em estabelecimentos como indústrias, hospitais, clubes, hotéis e motéis.
Por isso, se você tiver algum dinheiro guardado em poupança e ainda não possui o sistema de aquecimento solar de água, vale a pena o investimento. O retorno com a economia na conta de energia elétrica (que anda bem salgada por sinal) irá compensar o investimento inicial feito. Já parou para pensar nisso?
Que tal orçar um aquecedor solar para sua casa ou empresa? Entre em contato com a gente!